Coité recebe mais de 11 milhões para investimento em saúde primária e especializada

A Constituição Federal estabelece que os municípios são obrigados a repassar pelo menos 15% dos recursos próprios para custear a saúde. Contudo, o prefeito Marcelo Araújo tem feito repasses sempre acima de 21%, portanto, acima do que determina a lei, por entender que a saúde será sempre prioridade no seu governo. O resultado disso reflete no destaque regional, atingindo 93,63% de cobertura em Atenção Primária.

Além dos valores já investidos com recursos próprios, o prefeito tem se empenhado bastante para conseguir recursos federais por meio de emendas parlamentares. “O deputado federal Elmar Nascimento é um grande parceiro de Coité e tem trabalhado muito para trazer recursos para a nossa saúde. São mais de 11 milhões de reais destinados para utilização na Atenção Primária e Especializada”, afirma o prefeito.

Serão mais de 6 milhões destinados para o custeio da Atenção Primária, como equipes multiprofissionais, equipes de saúde da família, saúde bucal, Centros de Especialidades Odontológicas, dentre outros e quase 5 milhões que serão direcionados para o custeio da Atenção Especializada de média e alta complexidade, como Unidades de Saúde e Maternidade Municipal.

Para a Secretaria Municipal de Saúde o investimento reflete diretamente na qualidade do atendimento direcionado aos usuários do sistema municipal de saúde e também na valorização profissional dos colaboradores. “A prefeitura tem feito investimentos na área jamais vistos, para além dos recursos financeiros nós estamos investindo em qualificação profissional, humanização do atendimento e na infraestrutura dos equipamentos de saúde tanto na sede como nos distritos. Nós também temos projetos que levam atendimento para quem mais precisa, como o ‘Mais Saúde Para Você”, que leva os atendimentos para as comunidades. Enfim, estamos trabalhando com muita dedicação e responsabilidade para cuidar da vida das pessoas e esses recursos serão muito bem aplicados”, afirma Vanessa Oliveira, secretária de saúde.