A Casa da Avaliação de Conceição do Coité realizou, na tarde desta segunda-feira (24), uma reunião com professores e o secretário municipal de Educação, Egnaldo dos Santos Oliveira, para alinhar a aplicação da Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e marcou o início das ações da primeira avaliação do ano letivo.
Inspirada na bem-sucedida experiência da Casa da Avaliação de Sobral, no Ceará – referência nacional em educação pública –, a Casa da Avaliação de Coité foi criada, em 04/02/2025, na jornada pedagógica, com o objetivo de acompanhar o desempenho dos estudantes e subsidiar políticas educacionais mais eficazes. As avaliações diagnósticas são aplicadas duas vezes ao ano: no início e no final do período letivo, permitindo o monitoramento do aprendizado e a identificação de possíveis defasagens.
Durante a reunião, foram apresentados os objetivos da aplicação da primeira avaliação de 2025, além de metodologias, cronogramas e estratégias de acompanhamento pedagógico. O secretário Egnaldo reforçou a importância da iniciativa como parte de uma política educacional comprometida com a aprendizagem dos estudantes. “Nosso foco é garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender. A Avaliação Diagnóstica nos ajuda a entender onde estamos e o que precisa ser feito para avançarmos”, afirmou.
A rede municipal de Conceição do Coité conta com 69 escolas, 9.198 estudantes matriculados, sendo 5.949 da zona rural e 3.249 da sede, além de 624 alunos com necessidades especiais. São 572 professores atuando na educação infantil, no ensino fundamental I e II, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município possui ainda 2.192 alunos matriculados em escolas de tempo integral.
Com a implantação da Casa da Avaliação, Conceição do Coité dá mais um passo rumo à melhoria da qualidade da educação pública, utilizando dados concretos para planejar intervenções e promover o avanço da aprendizagem de seus estudantes.


