Conceição do Coité já realizou 1.815 atendimentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde que o serviço começou a ser oferecido no município, em 9 de dezembro de 2024. A mudança trouxe aumento na demanda e transformou a rotina do posto do SineBahia, que realiza entre 30 e 35 atendimentos diários, ainda de forma manual.
A nova identidade digital faz parte do cronograma estadual iniciado em julho de 2024, com início pela capital Salvador, e gradativamente expandido para os demais municípios baianos. Em Coité, a preparação foi feita por meio de uma capacitação remota com o coordenador geral do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), com a participação da chefe do posto local, Euzemare Alves.
A implementação da CIN também trouxe novas exigências documentais. Agora, é obrigatório apresentar certidões de nascimento ou casamento atualizadas e em bom estado de conservação. Para menores de 16 anos, deve-se anexar a cópia do CPF do responsável legal. O cidadão ainda pode incluir documentos complementares, como relatório médico (no caso de pessoas com deficiência ou doenças crônicas), exame de tipagem sanguínea, CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, PIS/NIS/PASEP, Certificado Militar e Identidade Funcional.
De acordo com Euzemare Alves, o impacto foi imediato. “Dobrou o número de pessoas buscando atendimento. A identidade digital trouxe agilidade, mas ainda estamos aguardando a instalação completa dos equipamentos pelo Consórcio Bahia Digital, o que permitirá mais rapidez na entrega do documento”, explicou a chefe de posto.
Além da capacitação inicial feita de forma remota, Euzemare participará de uma formação presencial entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, na sede do IIPM em Salvador. A ação integra o processo de padronização do atendimento nos 210 postos não informatizados da Bahia e busca garantir mais eficiência e qualidade no serviço prestado à população.