Menu fechado

Natal Luz Coité encerra terceira edição com empolgação, movimentação intensa da economia local e recorde de público

“Todos juntos, todos felizes…” entoava a canção oficial desta edição do Natal Luz Coité, o que virou um símbolo do evento. A Avenida foi palco de espetáculos esplêndidos apresentados por artistas apaixonados, talentosos e frutos da terra. Foram 51 dias de brilho, magia, encantamento, celebração, valorização da cultura, elevação da autoestima de um povo acolhedor, aquecimento do comércio local e efervescência do turismo.

Ao longo de quase dois meses de evento (17 de novembro a 06 de janeiro), com programação de domingo a domingo, cerca de 400 mil pessoas apreciaram as luzes e decoração natalina, se impressionaram com o espetáculo da Trupe de Natal e vibraram com os shows musicais apresentados por artistas locais nas duas principais praças do circuito da festa. Valorizando os talentos locais, abrilhantaram o evento mais de 150 artistas entre bailarinos, atores, músicos e cantores. No total, foram gerados mais de 300 empregos diretos e indiretos com a realização do festejo natalino.

“É realmente encantador. Eu tenho um filho pequeno e ele ficou maravilhado. Muito interessante ver uma estrutura como essa sendo montada em uma cidade do interior, nem no Rio a gente vê um Natal como esse. Coité está de parabéns”, elogia Jaiane Lima, turista do Rio de Janeiro.

Visitantes de diversas regiões do estado e até mesmo do país vieram prestigiar o evento que se tornou referência no estado, se consolidando como o maior Natal da Bahia. Foram mais de 50 caravanas vindas de cidades baianas, para além das caravanas dos distritos de Coité, visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador e outras capitais, se impressionaram com o espetáculo de luzes, cores, sons e arte apresentados pelo Natal Luz Coité. “Eu sou de Salvador e já tive a oportunidade de estar na Disney e me senti lá. Trabalho lindo. Estou toda arrepiada. Não deixa nada a desejar, vocês estão de parabéns,” afirma Alexsandra Mendonça, turista de Salvador.

Quem ganhou com essa movimentação foi o setor hoteleiro que cresceu quase 100% durante o evento e não só aos finais de semana. “Nós tivemos um aumento significativo, durante a semana a procura cresceu em até 30%, durante os finais de semana chegamos a 70% de ocupação e até 100% de ocupação. Esse é um evento importantíssimo, a cidade precisava disso. Não podemos ficar sem,” conta Rafael Vilanova, empresário de hotelaria. Com a cidade lotada o comércio local mais que dobrou as vendas, que já são impulsionadas pelos festejos de fim de ano, mas que cresceram ainda mais pelo estímulo da realização do Natal Luz Coité. As vendas aumentaram em 80%, o que representa um fortalecimento econômico importante para o município.

“Coité precisa de alternativas para gerar riqueza, emprego e renda. Nossa gestão trabalha buscando possibilidades para fortalecer o comércio de uma cidade que já é pujante e se destaca na região. Não podemos ficar reféns de apenas uma cultura, como o sisal, por exemplo. Enxergamos a economia criativa como uma via importante para fazer a economia crescer e as pessoas terem mais oportunidades. Por isso criamos um calendário forte de eventos e o Natal Luz ganhou essa magnitude”, explica Marcelo Araújo, prefeito.

Com mais de 6 mil itens de decoração e mais de 2 mil peças de iluminação, o Natal Luz Coité é mais que enfeites natalinos, é uma atmosfera de sonhos. O público se divertiu com as viagens do Trenzinho e Carrinho do Vovô e da Vovó, se impactaram com o inédito show piromusical, se emocionaram com a tradicional projeção mapeada e mergulharam na Travessia do Natal acompanhando a história do menino Noel e do rei do mundo, o menino Jesus, contada no musical a céu aberto apresentado nos finais de semana. Para além deste mundo encantado a Vila de Natal foi um espaço à parte, localizado na Praça da Babilônia, que apresentou o mini mundo natalino com peças em miniatura fazendo a alegria de crianças e adultos. De todos os elementos que fizeram do Natal Luz Coité o maior evento natalino do estado, o público foi o mais especial. Milhares de pessoas tomaram a Avenida Natalina e se envolveram com as histórias contadas, se emocionaram, se encantaram, se divertiram, vibraram e viveram a verdadeira magia do Natal. A sensação que fica é de um até breve cheio de expectativa para mais uma edição memorável do Natal Luz Coité, que já ocupa um espaço no calendário de festas natalinas e, também, no coração das pessoas.