Na última segunda-feira (19), foi realizada mais uma edição do Mutirão de Glaucoma, na clínica Adrivana Cunha. A ação, promovida trimestralmente, tem como objetivo garantir o acompanhamento e tratamento das pessoas atendidas pelo projeto Glaucoma- Saúde Ocular. Ao todo, 305 pacientes foram atendidos nesta edição.
O mutirão oferece consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de colírios, contribuindo diretamente para a prevenção da cegueira causada pelo glaucoma. A ação é fundamental para dar continuidade ao tratamento daqueles que já fazem parte do projeto.
Para participar do projeto, o paciente precisa ser avaliado por um médico especialista em glaucoma. Essa regulação é feita mediante encaminhamento pela Central de Marcação, garantindo o acesso adequado ao atendimento especializado.
De acordo com Leví Ramos, diretor da Atenção Primária, o mutirão tem um papel essencial na preservação da saúde ocular da população, “O atendimento para esse público é de grande importância, pois, se não tratado, o glaucoma pode evoluir para perda de visão progressiva, até o momento de chegar à cegueira completa. Esse momento de atendimento visa controlar a patologia e evitar seu avanço.”
A ação também é reconhecida pelos pacientes como uma importante iniciativa. Railda Brandão, aposentada residente do povoado de Boa Vista, participou do mutirão e relatou sua satisfação, “O atendimento foi maravilhoso, tudo organizado. Feliz da gente que tem o mutirão, eu acompanho desde o primeiro. Já fui atendida, já peguei meu colírio e já estou indo pra casa.”