Entre os 19 municípios da região do Sisal, Conceição do Coité se mantém em primeiro lugar em Atenção Primária, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O ranking é elaborado pelo Previne Brasil, que é um modelo de financiamento da Atenção Primária em saúde, indicando critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais para investimentos. Segundo o Governo Federal o objetivo do programa é promover uma grande reestruturação na forma de distribuição dos recursos para os municípios, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.
Coité se destaca na avaliação do terceiro quadrimestre de 2022, sendo líder desde o segundo quadrimestre do mesmo ano, atendendo aos indicadores que vão desde a coleta de aferições de pressão arterial até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e, cada um destes atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o Programa. “Atingimos a média de 9,14, uma excelente nota que nos coloca no topo entre os municípios da região e na 86ª posição no ranking estadual entre os 417 municípios da Bahia”, explica Jamile Sena, secretária de Saúde.
Para o prefeito Marcelo Araújo os índices positivos da saúde refletem no comprometimento da gestão em melhorar os serviços. “Desde o início da nossa gestão é que estamos investindo na qualificação profissional, reestruturação de alguns equipamentos, garantia de medicamentos e tudo isso resulta neste ponto de destaque que é um orgulho para os profissionais que fazem a saúde em nosso município, para mim como gestor e, especialmente, para os coiteenses que agora contam com atendimento digno”, afirma.