Menu fechado

ExpoCoité 2025 encerra com recordes de público, negócios e inovação

A 24ª edição da ExpoCoité chegou ao fim consolidando seu protagonismo no cenário agropecuário da Bahia e do Nordeste. Realizada no Parque de Exposições de Conceição do Coité, a feira atraiu cerca de 40 mil visitantes ao longo de sete dias de programação intensa, movimentando R$ 31 milhões em negócios.

De acordo com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, Renato Souza dos Santos, esta foi a maior edição da história do evento. Ao todo, foram 311 expositores de diferentes segmentos e 1.024 animais expostos, entre caprinos, ovinos, bovinos e equinos. A feira também gerou 811 empregos temporários, contribuindo significativamente para a economia local.

Durante a Expo, cinco agroindústrias do município foram certificadas, garantindo mais respaldo legal e ampliando suas possibilidades de mercado. A certificação representa um avanço para a agricultura familiar, promovendo a expansão comercial dessas unidades. Além disso, o prefeito Marcelo Araújo anunciou a autorização para a compra de R$ 3 milhões em produtos da agricultura familiar, reforçando o compromisso da gestão com os pequenos produtores.

“A ExpoCoité é a prova de que o campo tem força, criatividade e potencial para transformar a vida das pessoas. Investir na agricultura familiar, fomentar o empreendedorismo e gerar negócios sustentáveis são compromissos do nosso governo. Esta edição superou todas as expectativas e já começamos a planejar uma feira ainda maior em 2026”, afirmou o prefeito Marcelo Araújo.

A programação técnica da Expo foi um dos grandes destaques, com a realização de seminários e palestras sobre avicultura caipira, empreendedorismo rural e jovem, melhoramento genético e biotecnologia de reprodução de bovinos. A feira reafirma, assim, seu papel como espaço de formação, inovação e difusão de conhecimento no meio rural.

A diversidade também marcou a edição 2025, com 40 estandes da agricultura familiar, 20 de empresas locais e 10 de empresas regionais. O público ainda pôde aproveitar a ampla estrutura de barracas de alimentação, bebidas, artesanato, turismo de negócios, cooperativas, agroindústria, agropecuária, associações, sindicatos e expositores do comércio local e regional.

Uma das novidades mais bem avaliadas foi a disponibilização de Wi-Fi gratuito em todo o parque de exposições, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a MSI Telecom.

“Durante o evento, registramos mais de 5.142 acessos únicos, com uma média simultânea de 2.000 a 2.500 usuários conectados. Foi uma inovação que melhorou a experiência do público e facilitou os negócios”, explicou o diretor da empresa, Miqueias Silva.

A ExpoCoité contou com o apoio e a parceria de importantes instituições como SEBRAE, SENAR, Governo da Bahia, CAR, SEAGRI, CONSISAL, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e SICOOB, fundamentais para garantir a diversidade e a qualidade da programação.

“A ExpoCoité se tornou uma grande celebração da agropecuária, da agricultura familiar e do empreendedorismo rural. Nosso desafio agora é crescer ainda mais, sem perder nossa essência: valorizar o pequeno produtor e movimentar a economia local com sustentabilidade e inovação”, finalizou o secretário Renato Souza dos Santos.