Nesta quarta-feira, 30 de abril, foram realizados 30 testes da orelhinha e 18 testes do olhinho, garantindo que mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce de possíveis alterações visuais e auditivas. Os dois exames são agendados ainda na maternidade, logo após o nascimento, e os bebês são encaminhados para a realização no Centro de Especialidades de Conceição do Coité, onde os testes ocorrem uma vez por mês.
De acordo com a fonoaudióloga Maria Luiza Oliveira, esses exames são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. O teste da orelhinha, por exemplo, é capaz de identificar precocemente possíveis perdas auditivas. Ele é realizado de forma rápida e indolor em bebês com até um ano de idade. “O teste da orelhinha é de suma importância para acompanhar o desenvolvimento da audição e também da linguagem da criança, uma vez que a audição impacta diretamente no seu desenvolvimento. Quando feito na fase correta, permite detectar qualquer indicativo de perda auditiva e agir rapidamente, sem comprometer o futuro da criança”.
Já o teste do olhinho, realizado pela pediatra Laila de Almeida, é um dos exames que fazem parte da triagem neonatal. “O teste do olhinho deve ser feito em recém-nascidos para identificar alterações da visão, que, quando descobertas precocemente, têm grande chance de cura. Através do exame, é possível diagnosticar catarata congênita, retinoblastoma e outras condições graves que, se não identificadas a tempo, poderiam ser descobertas apenas muito mais tarde”, explica a médica.


