Conceição do Coité contará com um novo serviço gratuito de saúde voltado ao tratamento de varizes crônicas, úlceras venosas e feridas crônicas nas pernas. O procedimento será realizado através da escleroterapia por espuma, uma técnica moderna, segura e minimamente invasiva.
A apresentação oficial do projeto será no dia 15 de maio, no Centro de Educacional Ana Rios de Araújo, onde também ocorrerá a triagem dos primeiros pacientes no dia 20 de maio. A iniciativa marca um avanço na atenção à saúde vascular do município, oferecendo um tratamento acessível para população.
O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar especializada, composta por angiologistas experientes. Durante a triagem, os profissionais farão a avaliação clínica e indicarão os casos que se enquadram nos critérios para o procedimento.
A escleroterapia por espuma é indicada para tratar não apenas varizes visíveis, mas também lesões mais graves como feridas crônicas e úlceras venosas, que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, limitando a mobilidade e provocando dores frequentes.
A secretária de Saúde, Adriana Mota, destacou a importância do projeto, “É com muita satisfação que nós anunciamos esse novo projeto para atender a população, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com problemas de Insuficiência Venosa Crônica. Sem dúvidas, irá contribuir bastante para a qualidade de vida da população. Com certeza, é um avanço para o município.”
Qualquer pessoa que se identifique com os sintomas, como, dor nas pernas, sensação de peso, inchaço, varizes visíveis e alterações na pele e deseje passar pela triagem pode comparecer ao Centro de Especialidades no dia 20 para triagem com profissionais que avaliarão a necessidade dos procedimentos.