Prefeito: Francisco de Assis Alves dos Santos

Nascimento: 20 de outubro de 1964

Pai: Antônio Queiroz

Mãe: Maria de Lourdes

Estado Civil: Casado

Primeira Dama: Flávia Amâncio

Filhos: Ernesto Luiz e Alice 

 

Gabinete do Prefeito:

Email: gabinete@conceicaodocoite.ba.gov.br

Endereço: Vila Toyde,

próximo ao portão 2 do Estádio Diovando Carneiro Cunha.

Cep: 48730-000 - Conceição do Coité - Ba

Tel: (75) 3262 5931

 

Funções do Gabinete. Click Aqui

 

Redes Sociais do Prefeito

 

Facebook

http://fb.com/assiscoite

Twitter

http://twitter.com/assiscoite

Canal no Telegram

http://telegram.me/assiscoite

Instagram

http://instagram.com/assiscoite

 

Perfil do Prefeito 

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT) venceu as eleições 2016 com 22.198 o que representa 53,06% dos votos. Agora o prefeito conta com Val (PSD) que compôs a chapa como vice. 

 

Marco histórico 

1º prefeito reeleito

1ª mulher a ocupar um cargo no executivo municipal

maior votação de um prefeito na história da cidade 

 

Assis tem 52 anos e é o caçula dos quatro filhos de Maria de Lourdes e Antônio Queiroz (falecido em 2016), agricultores familiares do distrito de Barreiros, a 35 km de Conceição do Coité, Assis dedica-se a lutar pela justiça e dignidade humana.

 

A política 

Um dos políticos mais ascendentes na história recente de Conceição do Coité. Com presença constante nas comunidades e movimentos sociais, ideias claras, coerentes e com grande sensibilidade social, conquistou a admiração e respeito do povo coiteense.

 

Aceitou convocação para ser candidato a prefeito de Coité no ano de 2000, cumprindo a função de divulgar as propostas do PT, que até então nunca havia conseguido eleger sequer um vereador no município. Obteve 2.111 votos, 6% do total, numa eleição desde o início polarizada entre as chapas Tom e Deraldo x Resedá e Robson.

 

Na eleição seguinte, em 2004, se elegeu vereador com 2.164 votos, um recorde no município. Na Câmara de Vereadores de Coité, foi líder da bancada do PT e honrou os compromissos de campanha: reduziu as férias dos vereadores e recusou aumento salarial para a classe, dentre outras iniciativas históricas.

 

Em 2008, concorreu novamente para prefeito, mas foi derrotado por Renato Souza. Obteve 42% dos votos, enquanto o candidato do PP se elegeu com 48% dos 41.136 votos apurados.

 

Em 2012, Assis foi consagrado como Prefeito em Conceição do Coité com 21.301 votos (53,89%).

 

A infância 

Na infância, mostrava-se responsável e levava a vida muito a sério. “Tenho boas lembranças da infância, do lugar onde morei e das pessoas com quem convivi, mas meu problema talvez seja ter sido muito sério desde pequeno e brincado pouco quando deveria brincar mais. Hoje tenho pais, filhos, irmãos maravilhosos, amigos e uma esposa especial.”

 

Estudos

O prefeito Assis estudou Magistério em escola pública de Retirolândia, fez Contabilidade no Colégio Wercelêncio, em Coité. Cursou Letras na UNEB, no Campus XIV, e fez especialização em Estudos Literários, também na UNEB, quando escreveu uma monografia sobre a atividade política em Conceição do Coité. No estudo, apresenta a história, os desafios e as perspectivas da política coiteense.

 

Profissão 

Assis é bancário, foi professor, garçom, comerciário e comentarista de TV.

Começou dando aulas em escolas públicas. Atuou como presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes do Campus XIV, foi comentarista esportivo e apresentador de telejornal na TV Cultura do Sertão e, desde 1989, trabalha na Caixa Econômica Federal, agência de Conceição do Coité, mas se licenciou, em 2013, para assumir a prefeitura.

 

Governo premiado 

Conceição do Coité certamente vive o melhor momento de sua história. Este jovem município de 83 anos é tratado por especialistas e pela mídia nacional como o mais transparente da Bahia, graças à Gestão do Prefeito Assis de 2013 a 2016.

 

A gestão municipal ocupa atualmente o 1° lugar em transparência no Estado da Bahia, segundo o ranking do Ministério Público Federal e é umas das cidades que melhor aplica o dinheiro público no Brasil.

 

No Território do Sisal, composto por 20 municípios, Conceição do Coité, é o 1° lugar em geração de emprego e renda por dois anos seguidos (2014 e 2015) e um dos que mais aplica os recursos da alimentação escolar na compra direta da agricultura familiar.

 

Esses destaques aliados a resultados emblemáticos do Centro de Qualificação Coiteense, levaram o Município vencer os Prêmios de “Boas Práticas de Gestão do SUAS” e de “Boas Práticas” na categoria investimento em Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

 

Também ganhou o Prêmio CrediBahia atribuído pelo Desembahia/Governo do Estado às prefeituras que mais tiveram empreendedores beneficiados pelo programa no seu território. Coité mais uma vez foi primeiro lugar. Em três anos chegou ao patamar recorde de R$ 1 milhão de reais emprestados.

 

Ganhou ainda por dois anos seguidos (2015 e 2016) o Prêmio Prefeito Destaque oferecido pela Federação Baiana de Judô (FEBAJU).

 

Exemplo nacional

Hoje Assis é exemplo para Brasil. Governa para todos, matriculou os filhos em escola pública e é referência em honestidade.

 

“Sou transparente. Costumo deixar as coisas muito claras e na política tenho um perfil de moderador, temos os princípios e disso não abro mão, mas o que é possível negociar a gente negocia, sem desrespeitar o regimento, as leis e a moralidade”, comenta Assis, no livro Perfis do Semi-árido da UNEB.