O que é o CEREST?

Centro de referência em saúde do trabalhador, é uma unidade regional especializada na área de saúde do trabalhador, tendo como modelo, à atenção básica de saúde, vinculada à rede nacional de atenção integrada do trabalhador (RENAST).

Que papel desempenha

O Cerest  Presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por agravos à saúde, doenças e/ou acidentes relacionados ao trabalho

O Cerest de Conceição do Coité atende os 19 municípios de abrangência da 12ª DIRES – Serrinha – Ba.

Entre suas atividades, o CEREST realiza a promoção, proteção, recuperação dos trabalhadores, além de investigar as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária.

Quem é atendido?

Trabalhador formal dos setores privados e públicos;
Trabalhador autônomo;
Trabalhador informal;
Trabalhador desempregado;
Trabalhador rural.

Trabalhador acometido por doença relacionada ao trabalho é encaminhado pela Rede SUS.

Como é feito o atendimento?

Ao chegar no CEREST, o trabalhador passará por uma consulta de acolhimento, feita por uma equipe de profissionais qualificados, que fará um diagnóstico do estado de saúde do trabalhador. Constatada a relação da doença, ele terá continuidade no próprio CEREST, caso contrário, ele será encaminhado a outros serviços da rede SUS - Sistema Único de Saúde.

Que documento levar?

Carteira de identidade, carteira de trabalho, exames, laudos, atestado médico relacionado com a doença ou acidente de trabalho, PPP (perfil profissiográfico previdenciário), cartão do SUS

O que o CEREST não faz?

Atendimento de emergência, exames admissionais, demissionais e periódicos.

DIRES,Sindicatos, Ministério Público, INSS, DRT, ONGs, Juizado do trabalho.

Área de Abrangência

Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coite, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Euclides da Cunha, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Endereço:
Rua Bailon Lopes Carneiro, nº 328