Funções e atividades do CAPS

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) consistem em centros de atenção à saúde mental da comunidade, eles surgiram após a reforma psiquiátrica no Brasil que visou a humanização do tratamento e sua desinstitucionalização, ou seja, a diminuição dos leitos psiquiátricos, restringindo esses apenas a pessoas com distúrbios mentais graves e impossibilitados do convívio social.

 

Entre as funções do CAPS podemos destacar:

Monitorar casos de distúrbios mentais leves e moderados diariamente, evitando assim a superlotação dos hospitais psiquiátricos.

Adotar métodos terapêuticos que envolvam a inserção do portador de distúrbio mental na sociedade, através de ações conjuntas com outros órgãos.

Regular os profissionais que atuam na área de saúde mental na esfera pública.

Oferecer suporte e orientações para as famílias carentes sobre eventuais benefícios em caso de vulnerabilidade socioeconômica.

Efetuar uma estratégia de mapeamento sobre os indivíduos com transtornos mentais no município.

Elaborar planejamentos adaptados para determinada área em virtude de particularidades na localização, condições sociais, culturais e econômicas.

Criar mecanismos de reinserção social através de atividades de lazer, trabalhos comunitários, projetos culturais e fortalecimento dos laços familiares.
 

Vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas pelos CAPS, possuem a autonomia necessária para evitar a internação em hospitais psiquiátricos. Essa nova abordagem permite que o indivíduo e sua família participem de maneira ativa no processo de recuperação. 

O perfil populacional e socioeconômico são fatores fundamentais para a elaboração de uma estratégia de saúde mental e atenção básica nos CAPS, a integração dos setores é outro fator que deve ser seguido rigorosamente em especial pelos ainda escassos recursos para esse setor nos municípios.

ENDEREÇO DO CAPS DE CONCEIÇÃO DO COITÉ - BA
Rua Euclides Amâncio da Cunha, n° 177
Telefone: (75) 3262-1652

Horários de atendimentos: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.